Uma das maiores reclamações da grande maioria é o fato de que não conseguem estabelecer metas e objetivos, além é claro de conseguir foco o suficiente para alcançá-los. Mas, você sabia que um dos principais motivos é a falta de entendimento sobre a diferença entre meta e objetivo, saiba mais neste artigo!

Faz parte do ser humano ter sonhar, almejar conquistar coisas e patamares, como o crescimento profissional, ascensão econômica, a compra de uma casa própria, do primeiro carro, aquela viagem inesquecível para europa, entre tantos outros.

Sonhar faz parte de nossa existência e faz muito bem para a nossa evolução, afinal são os anseios e maiores desejos que nos motivam é são nossos maiores combustíveis para a nossa melhoria em várias áreas da vida.

É claro, que isso acontece apenas, quando existe uma planejamento adequado,com a construção de metas e objetivos que devem ser traçados e executados de forma precisa e com muita perspicácia.

O grande problema que tem feito com que a grande maioria não alcance de fato seus sonhos, é justamente o planejamento. Isso por que é comum que aconteça uma certa confusão, sobre a diferença entre meta e objetivo, fazendo com que muitos pensem que se trata da mesma coisa.

Em primeiro lugar, quero adiantar que se você é uma destas pessoas que acredita que ambos se tratam da mesma coisa, já adianto que está totalmente equivocado. É exatamente por isso, para acabar com esta confusão de uma vez por todas que trouxemos este artigo para esclarecer as diferenças, sua importância, assim como dicas para te ajudar a realizá-los.

Confira!

A Diferença entre Meta e Objetivo

É de suma importância que você entenda a diferença entre meta e objetivo para que tenha uma visão nítida sobre ambas, para que possa entender o que será fundamental para que as alcance com mais facilidade, e de forma ágil.

Por isso, separamos aqui a definição sobre cada um:

Objetivo

Trata-se de algo que quer muito, o foco principal, o seu maior sonho que pode ser tanto em médio como a longo prazo. É o objetivo que dará as direções sobre o que deverá ser feito para alcançá-lo.

Ele pode ser a casa nova que quer comprar, o nova empresa que quer abrir, a viagem de fim de ano que quer fazer, se casar, etc. Os objetivos te motivam a realizar cada ação que o levará até ele, é o que te dá força para se levantar todos os dias e lutar por ele.

Vale ressaltar que como o próprio exemplo já indica, eles podem ser tanto pessoas como profissionais.

Meta

As metas como gostamos de retratar, são os passos que te levaram até o seu objetivo, os degraus que te ajudaram a chegar até o topo. Isso quer dizer que ao contrário do objetivo que é algo definido e fixo, as metas são algo que devem ser realizados em curto prazo.

Ou seja, se você tem o objetivo de viajar para a europa por exemplo, deverá traçar quais as metas necessárias para alcançar seu objetivos e realizá-las no prazo estipulado para que nada saia do planejado.

Por exemplo: Emitir o passaporte, economizar 20% do salário ao mês, solicitar o visto, comprar roupas de inverno, etc.

Com isso, podemos resumir que objetivos são os sonhos que deseja alcançar, enquanto as metas são aquelas que te conduziram até ele.
Mas, como tornar as metas e objetivos alcançáveis?

 

Agora que você já entendeu a diferença entre meta e objetivo, chega o momento de entender como torná-los possíveis, alcançáveis. Com isso, separamos aqui algumas dicas valiosíssimas, veja:

Tenha Foco

Não existe a possibilidade de planejar algo e não existir foco no momento de sua execução. O foco mostra o quanto você está determinado e acima de tudo comprometido com as realizações que deverão ser realizadas durante a trajetória até a conclusão das metas e objetivos.

O foco também é uma das principais ferramentas que ajudaram a evitar possíveis distrações e até desmotivações que possam surgir ao longo do caminho, o que sem dúvida contribui para que tudo ocorra como planejado.

Tenha Disciplina

Isso você pode ver em grandes nomes do cenário empresarial, veja as histórias incríveis dos maiores nomes do mercado como Steve Jobs e Bill Gates, que conduziram suas trajetórias com base em muito foco e disciplina em suas atividades cotidianas.

A disciplina na realização de suas metas e objetivos mostra todo o esforço e determinação no alcance dos seus sonhos, além de ser um ótimo combustível que acelera sua chegada.

Após objetivos e metas definidos, é de suma importância manter o foco e a disciplina para a execução de cada um deles, tornando o percurso muito mais simples é prazeroso.

Seja Dedicado

A preciso muito cuidado com a interpretação desta dica, veja bem ser dedicado não a o mesmo que sacrificar totalmente sua vida pessoal em prol do trabalho ou qualquer outro. Família a saúde são vitais para qualquer ser humano, por isso não podem ser deixadas para segundo plano.

Seja dedicado ao máximo para a realização dos seus sonhos, mas faça isso de forma adequada é organizada, para que sua vida é saúde não seja sacrificada em troca de um sonho. Realize tudo com sabedoria, assim tudo correrá muito bem.

Seja seguro

A bem comum que em alguns momentos acabamos duvidando de nós mesmos, mas a preciso entender que o sentimento de descrença é derrota não pode fazer parte de sua rotina, aí dá mais se está focado em alcançar seus objetivos.

Esse tipo de sentimento, só desmotiva e afasta toda a chance que você tem de vencer, afinal assim como os sentimentos positivos atraem coisas boas ou ruins também atraem o que a ruim.

Pense e aja positivamente, isso ajudará e muito a conclusão de cada etapa que será realizada em seu percurso.

Acompanhe cada passo

Não deixe de registrar cada meta que deverá ser realizada, assim como seu prazos, status e progresso, isso ajudará a identificar falhas e melhorias no processo. Uma boa ferramenta que poderá te ajudar a acompanhar cada detalhe é a Ferramenta de Metas e Objetivos Smart, totalmente gratuita e poderosa!

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe o conhecimento em suas redes sociais e assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!