Investir em fundo de renda fixa costuma ser uma forma segura de guardar dinheiro, principalmente em tempos de crise, então se você tem interesse em fazer esse investimento, leia o artigo até o final.
Muitos investidores em potencial não levam o plano de investir em renda fixa como opção por acreditarem que lidar com investimento é algo complicado.
Nesse artigo, você vai descobrir que essa ideia não passa de um mito, vai conhecer as variações de fundo de renda e descobrir como escolher o fundo de renda ideal para suas necessidades.
Conheça os tipos de fundo de renda fixa
A principal característica dos fundos de renda fixa é o fato de que o investimento mantém 80% dos títulos no Tesouro Direto. Os títulos de renda fixa mais comuns são o CDB e LCI, facilmente encontrados no site do Tesouro Direto.
Os investimentos de renda fixa podem ser separados em quatro categorias. Conheça um pouco sobre cada um deles.
Investimento de renda fixa a curto prazo
O investimento a curto prazo mais popular é o SELIC, conhecido por ser um investimento seguro atrai investidores conservadores. A cotação do investimento a curto prazo sofre menos oscilação, se comparado a investimentos de alto risco.
Quem investe em fundo de curto prazo costuma ter planos do que fazer quando o dinheiro retornar. Títulos conservadores costumam ter um prazo de vencimento longo, normalmente de 375 dias, até o vencimento.
Investimento de renda fixa referenciados
Esse tipo de investimento usa como referência algum indicador estabelecido de acordo com o objetivo. Existem diversos indicadores, os mais comuns são as taxas de juros e o índice de mercado.
Para que esse tipo de investimento gere lucro é necessário que 95% do patrimônio esteja investido em algum ativo que acompanhe qualquer indicador, além de ter mais da metade do patrimônio em títulos públicos que sejam de baixo risco.
Um exemplo de título referência é o fundo DI, que acompanha diariamente as taxas de juros emitidas pelos bancos. Apesar de serem considerados investimento de curto prazo, a cotação tende a variar mais do que em comparação ao título a curto prazo.
Investimento de renda fixa simples
Esse investimento foi criado com a intenção de proporcionar um primeiro contato de pessoas que ainda não tinham acesso ao mercado de investimentos. O investimento simples é seguro e tem custo baixo, permitindo que mais pessoas comecem a investir.
Para se tornar acessível o investimento simples tem 95% de seu patrimônio em títulos de capitalização públicos.
O investimento simples é a forma de investimento que depende de menos processos burocráticos entre as formas de renda fixa. Para aderir esse tipo de investimento não é necessário assinar um termo de adesão e ciência de risco.
Entre todos as formas de investimento citadas até aqui, o investimento simples é o mais seguro e acessível. Outra vantagem desse tipo de investimento é o baixo risco.
Investimento de renda fixa dívida externa
A maior dos títulos de dívida externa estão sob responsabilidade da União.
Esse tipo de investimento é feito para quem pretender diversificar as formas de investimento. Esse investimento é de grande risco, pois a rentabilidade é afetada pela cotação de moedas estrangeiras, isso torna investimento mais instável.
Quem escolhe esse tipo de investimento espera que seja levando em consideração o que o país está devendo para o mercado internacional.
Agora que você conheceu os diferentes tipos de investimento em renda fixa, entenda o que é preciso levar em consideração ao escolher qual título atende suas necessidades.
Saiba quais critérios você precisa levar em consideração na hora de escolher o fundo de renda fixa.
O primeiro critério que precisa ser considerado para encontrar o tipo de investimento que atende suas necessidades é saber o que se espera fazer quando o dinheiro do investimento retornar.
Levando em conta o tempo que se espera para que o planejamento se torne realidade, o prazo de investimento é escolhido.
Por exemplo, se você deseja fazer uma viagem no futuro próximo, então investir em renda fixa a curto prazo e deixar o dinheiro render, ou retirar alguns dias antes, é a opção recomendada.
Por outro lado, se o investimento for feito com o propósito de criar uma reserva de segurança, para eventuais problemas financeiros, então investir em renda simples é uma boa opção, pois não exige grande valor de entrada.
Lembre-se, para saber qual tipo de renda fixa faz sentido investir faça um planejamento e estipule um prazo para tirar o plano do papel. A partir disso você poderá escolher a forma de renda que melhor se adapta a sua necessidade.
Organização da vida financeira
O que torna a organização algo atraente para muitas pessoas é a possibilidade de criar uma reserva de segurança, caso precisem lidar com problemas financeiros.
Grande parte das pessoas que investem para criar uma segurança financeira dificilmente conseguem manter os investimentos rendendo por muito tempo.
Se você pretende investir em fundo de renda e desfrutar de lucros por muito tempo é importante ter organização financeira.
Investidores que recorrem ao investimento em renda fixa, muitas vezes investem em títulos de capitalização federais e planejam deixar o dinheiro render até o vencimento.
Porém normalmente o investimento não consegue retornar todo o dinheiro que era esperado, pois em alguns casos o investimento é retirado antes do vencimento e o dinheiro é usado para pagar contas atrasadas.
Outro erro muito comum é acreditar que apenas fazendo investimento será possível se livrar dos problemas financeiros, muito pelo contrário, investimentos levam um certo tempo para render o que se espera.
Então se você quer começar a investir e pretende aumentar os ganhos com investimento com o tempo, a dica é que antes de investir você aprenda a se organizar financeiramente.
Investir em fundo de renda fixa é a forma que muitas pessoas encontram para criar uma reserva de dinheiro e agora que você tem conhecimento sobre as diversas formas de investimento pode escolher em qual fundo investir.
Como pode observar investir em fundo de renda fixa não é complicado, pode ser feito por qualquer pessoa!