Profissional da área de psicologia revela o segredo para aumentar a produtividade, concentração e foco no trabalho.
O profissional que deseja crescer em seu trabalho precisa, em primeiro lugar manter-se focado em suas atribuições. No entanto muitas outras coisas estão acontecendo ao seu redor ao mesmo tempo, e este é um grande desafio que devemos enfrentar todos os dias.
Afinal, aquele que acabar deixando ser vencido pela distração acabará produzindo menos e se cansando um pouco mais. Não é segredo para ninguém que profissionais mais concentrados e focados dão um banho no tocante a produtividade sobre os dispersos.
Em manter-se focados essas pessoas conseguem executar e concluir tarefas em períodos curtos, evitando a exaustão e o expediente estendido. Para quem quer vencer essas distrações, listamos 10 dicas para quem quer aumentar a concentração e foco no trabalho.
Mantenha o foco!
+Veja também: Como melhorar minha produtividade
1. Mantenha distância dos vilões da produtividade
— Mantenha o foco !— Você pode até estar cansado de ouvir isso, mas é importante entender que não é besteira. O celular por exemplo possui uma vasta gama de possibilidades de comunicação, com isso basta uma única notificação para tirar toda a sua concentração e foco no trabalho. “Em casos que você necessita de entregar alguma atividade em um curto prazo, seria uma boa prática deixar o celular em modo silencioso ou modo off-line”, recomenda a psicóloga.
As janelas abertas do navegador nas redes sociais, possuem o mesmo efeito de ficar com o celular na mão. Você se torna mais eficiente se após o almoço se der 10 minutos para verificar as redes sociais e mensagens.
2. Tenha períodos reservados para as tarefas
Você está no meio de uma execução de tarefa, mas acaba tendo que interrompê-la para responder um e-mail, caso isso se torne uma constante, esse novo hábito se torna é um grande inimigo de sua concentração e foco no trabalho. Segundo a psicóloga Nina, o ideal, seria reservar, alguns períodos fixos do dia para essa tarefa. “Se possível estabeleça, que irá ler e responder e-mails logo pela manhã e após o almoço” — uma dica seria estabelecer critérios de separação dos e-mails que são urgentes dos que não são.
3. Crie uma lista de tarefas
Antes do início de suas tarefas diárias é muito importante que tenha com clareza tudo que deve ser feito, com isso tudo tende a fluir muito melhor. Crie uma lista de tarefas a serem executadas durante o dia.
Você pode deixar ela pronta no final do dia anterior ou fazer assim que chegar em seu ambiente de trabalho. “É muito importante que reserve 10 minutos do seu dia para elaborar esta lista de tarefas”, recomenda a psicóloga Nina.
Irá valer ainda mais a pena se você conseguir estimar mais ou menos quanto tempo levará em cada tarefa, assim você consegue medir se sua lista é viável ou se continuará sobrando tempo para quaisquer distrações.
+ Veja também: Como Melhorar Minha Produtividade?
4. Promova alterações entre períodos de concentração
Uma dica muito interessante da psicóloga é que você promova períodos de 20 a 25 minutos para ficar concentrado e focado na execução de uma determinada tarefa e depois, com o efeito de prêmio, você pode bater um papo com o colega ou tomar um café. “com essa estratégia aumentam as chances de você trabalhar mais em muito menos tempo”, diz a psicóloga. “Ninguém consegue ficar concentrar durante um longo período”.
5. Controle a ansiedade
Segundo a psicóloga Nina, a ansiedade e uma das grandes vilãs da concentração e foco no trabalho. “As pessoas que são muito ansiosas, querem fazer todas as coisas ao mesmo e acabam perdendo o foco, e no fim do dia estão exaustas e normalmente não conseguiram terminar as suas atividades”.
6. Seja organizado
Olhe para sua estação de trabalho neste momento, como ela está? Organizada ou uma verdadeira bagunça? Apesar de ajudar bastante na criatividade, um ambiente com desordem é totalmente prejudicial para quem quer melhorar a concentração e o foco no trabalho.
Telefone de um lado, papeis distribuídos na mesa, gavetas com várias coisas misturadas, apenas colaboram para a associação do seu cérebro com a bagunça, replicando em seus hábitos inconscientemente.
7. Trabalhe seu autoconhecimento
Procure se auto-avaliar, observar seu funcionamento durante suas tarefas, apenas assim saberá o que pode estar prejudicando sua concentração e foco no trabalho. Lembra que citamos acima, a importância de ficar longe dos vilões da produtividade?
Pois é, antes é preciso identificar quais são os seus. Quais são os vilões que estão fazendo com que você não renda? Após essa análise, você não apenas os identificar, como também saberá seus horários mais produtivos.
8. Ordene tudo por prioridade
Você já entendeu que é importantíssimo organizar suas tarefas em listas, mas para isso você precisa identificar suas prioridades, aquelas tarefas que precisam ser entregues em datas especificas, que estão pendentes ou por qualquer outro motivo precisam ser executadas com uma certa urgência.
Ao criar uma ordem desta forma, você passa a otimizar sua concentração e foco no trabalho, já que saberá o que deve ser feito primeiro e com certa urgência, garantindo um entendimento maior sobre sua importância.
9. Ouça uma playlist internacional
Ouvir música não só te ajuda a melhorar a concentração e foco no trabalho, como também te ajuda a relaxar durante a execução das tarefas. A dica extra, é fazer uma playlist com músicas internacionais, de preferência em idiomas que você não compreenda ou domine.
+ Veja também: Neurociência: Como Melhorar a Falta de Foco?
Isso porque, quando você compreende a letra da música, seu cérebro tende a direcionar a atenção para a letra, e não para a atividade específica.
10. Invista na qualidade do seu sono
Dormir bem é fundamental para a sua saúde e bem estar, por isso que as noites mal dormidas podem impactar demais em sua concentração e foco no trabalho. Quando você não dorme o suficiente, seu corpo e mente permanecem cansados e extremamente exaustos.
Isso interfere diretamente na qualidade das atividades desenvolvidas ao longo do dia. Por isso, se quer realmente melhorar sua concentração e foco no trabalho, não deixe de garantir noites de sono tranquilas de pelo menos 8 horas.
Agora que você já sabe como iniciar seu processo de mudança e aperfeiçoamento no ambiente corporativo, basta seguir cada passo e notar as mudanças visíveis.
Esperamos que estas dicas tenham ajudado, nos vemos na próxima, até mais!