Manter o foco durante a rotina corrida do dia a dia pode ser uma tarefa difícil quando você está sobrecarregado com as distrações diárias, tentando equilibrar uma longa lista tarefas diárias e projetos que demandam a sua atenção. Vamos experimentar como o funciona o foco na prática?
Como manter o Foco na Prática?
O nosso cérebro não está programado para estar focado em uma única tarefa, e isso se deve aos nossos ancestrais. Antigamente, eles, assim como os animais, precisavam estar focados em diversas atividades ao mesmo tempo, como focar na presa, nos predadores, na busca por abrigo, enfim, nas várias tarefas que envolviam a sua sobrevivência.
Atualmente, não precisamos nos preocupar com caça e/ou sobrevivência como os nossos ancestrais. As nossas necessidades são outras e para isso, precisamos nos adaptar e evoluir.
Alguns cientistas descobriram que o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para se concentrar totalmente em uma tarefa. Porém, a cada 3 minutos somos interrompidos, dificultando com que obtenhamos o foco necessário. Essa distração pode ser desde ver as mensagens em nossos celulares até entrar no Facebook e passar horas lá.
O foco é uma atividade que, como qualquer outra, precisa ser desenvolvida. Para isso, é preciso ter esforço, treinar e ter paciência. Como resultado, você economiza tempo e se foca nas atividades que são realmente importantes. Confira, a seguir, 4 passos para utilizar o foco e conquistar grandes objetivos na sua vida:
Ensaie mentalmente a sua tarefa
Visualize qual é o processo ideal, imagine que você está realizando essa tarefa com facilidade e que o seu resultado é brilhante. Veja que você está superando os obstáculos que aparecem no meio do caminho e faz as manobras necessárias para conseguir realizar a tarefa.
Aumente a sua força de vontade
Ser uma pessoa focada é ter autocontrole e resistir às tentações. Entre as formas mais eficazes de aumentar a sua força de vontade estão a meditação e a yoga.
Essas práticas nos ajudam a ter noção de nossas tarefas, independentemente de pensamentos e emoções. Assim, podemos nos sentar com as nossas ideias e pensamentos sem que eles nos levem para longe e nos distraia com a vibração mental e sentimentos indesejados.
Crie um ambiente favorável
Organize o seu espaço de trabalho e sua agenda, e evite ter visitas que não foram programadas. Constantes distrações ou interrupções desnecessárias podem tirar o seu foco completamente. Escute uma música calma, de preferência que não tenha vocal, ou opte por uma música que te faça sentir mais produtivo.
Se você precisa finalizar uma tarefa que é urgente, desligue as notificações de seu celular, caso não adiante, desligue a internet do aparelho ou, por último caso, desligue o aparelho. É necessário otimizar o seu ambiente de trabalho para ter foco, encontrar o fluxo e ter progresso nas suas tarefas.
Aprenda a falar não
Defina sempre o que é realmente uma prioridade, e dedicar seu tempo apenas para aquilo que é essencial. É preciso esquecer os objetivos que não são mais bons para você, e não ter medo de não aceitar e se comprometer com atividades que não acrescentam em suas metas. Com isso, você ganha mais tempo e espaço para aquilo que realmente importa.